bootstrap modal popup

O EVENTO

FONO EM CURSO 2017
APRESENTA :

+ ANTROPOSOFIA – O MUNDO ANTROPOSÓFICO

+ MÉTODO PADOVAN DE REORGANIZAÇÃO NEUROFUNCIONAL E A  NEUROPLASTICIDADE:
   REABILITANDO O INDIVÍDUO NA SUA INTEGRIDADE DO BEBÊ A TERCEIRA IDADE
  
+ PICS – PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE 


SOBRE


Um caminho de possibilidades na medicina, na educação, na reabilitação e em diversas
outras práticas terapêuticas – O SER HUMANO EM DESTAQUE!



No dia 21 de outubro, Salvador receberá a segunda edição do #FonoEmCurso, realizada pelo Citrate.
E logo no dia seguinte 22 de outubro, teremos a primeira edição na cidade de Vitória da Conquista.
O evento traz como principais temas a “Antroposofia – Medicina Antroposófica, Pedagogia Waldorf, Euritmia/Euritmia Terapêutica e a Biografia Humana”, O “Método Padovan De Reorganização Neurofuncional”
e a Pics ( Práticas Integrativas E Complementares em Saúde ).

Especialistas estudiosos e pesquisadores da área estarão juntos em um único dia de apresentação.
Os debates serão focados para profissionais e alunos da área da saúde e educação: medicina, odontologia, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, nutrição; terapeutas, terapeutas ocupacionais,
pedagogos, professores/educadores e a quem mais interessar.

DATA E LOCAL:

21 DE OUTUBRO DE 2017 - SALVADOR/BA

LOCAL: SALVADOR TRADE CENTER
Av. Tancredo Neves, 1632 - Caminho das Árvores 

22 DE OUTUBRO DE 2017 - VITÓRIA DA CONQUISTA/BA

LOCAL: AUDITÓRIO DA UFBA
Campus Vitória da Conquista

SE LIGA NO QUE VAMOS FALAR: 

MEDICINA ANTROPOSÓFICA 

A Medicina Antroposófica consiste em um sistema médico terapêutico integrativo e complementar que amplia a medicina acadêmica com os conhecimentos da Antroposofia. Ela é praticada atualmente em mais de 60 países tanto no âmbito de ambulatórios, consultórios e clínicas quanto em hospitais de pequeno, médio e grande porte. Está presente oficialmente no sistema de saúde de alguns países e é contemplada em cadeiras acadêmicas e em pesquisas de algumas universidades. Ela foi desenvolvida na Europa, no início do século XX, a partir do trabalho conjunto de um grupo de médicos, liderados pela Dra. Ita Wegman e por Rudolf Steiner, filósofo contemporâneo, sistematizador da Antroposofia.

PEDAGOGIA WALDORF 

Não há, basicamente, em nenhum nível, uma educação que não seja a auto-educação. [...] Toda educação é auto-educação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o ambiente da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior. Uma das principais características da Pedagogia Waldorf é o seu embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano introduzida por Rudolf Steiner. Essa concepção leva em conta as diferentes características das crianças e adolescentes segundo sua idade aproximada. O ensino é dado de acordo com essas características: um mesmo assunto nunca é dado da mesma maneira em idades diferentes.

EURITMIA/EURITMIA TERAPÊUTICA

O movimento do organismo humano é algo maravilhoso: pensemos nas inúmeras possibilidades que ele contém, que vão muito além do que é necessário para o nosso dia a dia. Isso pode ser exemplificado nos esportes e também nas artes, como o ballet e a dança. Toda a enorme complexidade da nossa vida interior pode expressar-se através de nossos movimentos.
Pela Antroposofia vemos que o organismo humano está organizado de tal forma justamente para possibilitar a expressão da universalidade que ele tem em seus movimentos; essa universalidade de movimentos existe porque nós próprios estamos organizados por eles. Quando falamos dessa organização para o movimento, obviamente pensamos em suas mais detalhadas e mínimas características morfológicas e funcionais em cada um de seus tecidos e órgãos. 

Na fala está a mais elevada expressão da complexa organização desses movimentos. Na fala reconhecemos o ser humano.
Falamos porque temos essa organização de movimento; a fala é fruto do ar expirado através das vias respiratórias: pulmões, laringe faringe, cavidade nasal, lábios. O fluxo de ar é modelado graças aos finos movimentos que acontecem nesses espaços.
Claro, esse movimentos expressam o homem sadio, e quando executados trazem bem estar e harmonia. Porém esse movimentos podem também ser forçados, ou levemente modificados para atuar no próprio organismo humano em estados patológicos com a intenção de transformá-los, curá-los, saná-los. Agora estamos falando da Euritmia Terapêutica.
O uso do movimento para o tratamento de diversas doenças posturais, neurológicas, musculares é bem conhecido pela medicina acadêmica. E a Euritmia Terapêutica é usada nestes casos e também em outros estados de patologias orgânicas ou psiquiátricas. 

A BIOGRAFIA HUMANA

A Antroposofia é uma linha de pensamento criada pelo filósofo Rudolf Steiner que entende estabelece uma espécie de “pedagogia do viver”, pois ela abrange vários setores da vida humana como a saúde, a educação, a agronomia e outros. A Antroposofia compreende que o ser humano tem que conhecer a si para também conhecer o Universo, pois somos todos parte e participantes desse mundo. Conforme Steiner a Antroposofia é “um caminho de conhecimento que deseja levar o espiritual da entidade humana para o espiritual do universo”.
Dentro desse pensamento filosófico encontra-se uma forma cíclica de ver a vida chamada “teoria dos setênios”. Tal teoria foi elaborada a partir da observação dos ritmos da natureza, da natureza no sentido da vida, na qual todos nós estamos imersos. Ela divide a vida em fases de sete anos, vale lembrar que o número sete é um número místico dotado de muito poder em quase todas as culturas conhecidas 

MÉTODO PADOVAN DE REORGANIZAÇÃO NEUROFUNCIONAL 


Sub Temas: 
- Bases da Reorganização Neurofuncional - Método Padovan
- Método Padovan na UTI Neonatal e no tratamento das crianças com Microcefalia
- Método Padovan no tratamento das disfagias (Atendimento Clínico e Hospitalar)



O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, desenvolvido por Beatriz Padovan, é uma abordagem terapêutica que tem como objetivo trabalhar o paciente em sua plenitude tratando a pessoa e, assim, a patologia/alteração instalada. Com seus pilares na Antroposofia, ciência fundada pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner que traz o olhar do ser humano no seu todo, e nos ensinamentos de Temple Fay (criador de uma abordagem de reabilitação do sistema nervoso chamada Reorganização Neurológica, na Filadélfia, o qual descrevia muito bem as fases do desenvolvimento neuro-psico-motor do homem), o Método Padovan traz como base ao tratamento a estimulação e maturação do Sistema Nervoso Central, por ser, o mesmo, o grande mediador e modulador das nossas atividades. Assim, em terapia, recapitula-se as fases neuro-evolutivas do desenvolvimento humano usadas como estratégia para habilitar ou reabilitar o Sistema Nervoso resgatando informações perdidas ou instalando as nunca adquiridas ou ainda otimizando o potencial de cada organismo, preparando-o para essa funções e capacidades específicas.  

PICS – PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE

O campo das práticas integrativas e complementares contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, os quais são também denominados pela Organização Mundial da Saúde de medicina tradicional e complementar/alternativa. Tais sistemas e recursos envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Outros pontos compartilhados pelas diversas abordagens abrangidas nesse campo são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do auto-cuidado. Dentre as práticas temos: Homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura, plantas medicinais e fitoterapia, ayurveda, meditação, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, yoga, cromoterapia, aromaterapia, entre diversas outras.

O CITRATE

Mobirise

O Citrate é o mais novo Centro Especializado
em serviços de atenção à saúde em Salvador-BA 

Oferece atendimento especializado na Fonoaudiologia com o Método Padovan
de Reorganização Neurofuncional e na Nutrição com um método
de emagrecimento inovador com os benefícios
da Auriculoterapia que ajuda a controlar a ansiedade, equilibrar a fisiologia
do corpo e diminuir a compulsão alimentar. Com dieta e atendimento
semanal para melhor acompanhamento.

PALESTRANTES

Conheça os nossos Convidados

Mobirise

Ana Emília Andrade (BA) 

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal
Da Bahia (1997); Especialização sob a Forma
de Residência Em Medicina Social com Concentração
em Epidemiologia (1988). Graduação em Medicina
 pela Universidade Federal da Bahia (1984).
Médica Sanitarista e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Tem experiência na área de epidemiologia, vigilância sanitária, Sistemas de Informação em Saúde e Racionalidades em Saúde.

TEMA: PICS - Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Ambulatório Magalhães Neto UFBA)

Mobirise

Cristina Del Rey (BA) 

Educadora Waldorf com especialização em Educação Infantil com formação no método Extra
Lesson - Recursos Especiais para cuidar de pessoas com distúrbios de aprendizagem e comportamento. Certificada pela Association for a Healing
- Michigan - EUA. Diplomada em desenho e plástica
 pela UFBA. Acompanha a implantação da Pedagogia Waldorf como tutora de escolas e projetos sociais
 na Bahia.

TEMA: Pedagogia Waldorf

Mobirise

Diana Brasil (BA) 

Graduação em Medicina pela UFBA, mestrado em Saúde Pública pela Columbia University e doutorado em Medicina e Saúde pela UFBA. Médica atuante da UFBA
 e bolsista da Fundação Baiana de Infectologia.
Formação complementar: Conhece e atua diariamente com as Práticas Integrativas e Complementares
 em Saúde coordenando esse setor no Ambulatório Magalhães Neto - UFBA. Formada em diversas
práticas terapêuticas e complementares. 

TEMA: PICS - Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Ambulatório Magalhães Neto - UFBA)

Mobirise

Fátima Regina Muxfeldt (RJ) 

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Veiga de Almeida – RJ, Pós-Graduada em Neurofisiologia (IBMR RJ). Foi responsável pela introdução do Método Padovan na Bahia de 1999 a 2009. Em 2006 organizou o 1º Curso de Formação do Método Padovan em Salvador. Atualmente atua no RJ de forma intensiva na área hospitalar e coordena grupo de estudos.

TEMA: Método Padovan no tratamento das disfagias
- Atendimento clínico e hospitalar  

Mobirise

Inês Carvalho (BA) 

Pedagoga Waldorf; Formação em Euritmia Artística,
com extensão pedagógica pela IMO-SP; Integrante do grupo artístico de Euritmia: Cotidiano. Em São Paulo. Educadora do campo. Bacharel em Administração pela UFBA. Formanda em Euritmia Terapêutica - São Paulo

TEMA: Euritmia / Euritmia Terapêutica

Mobirise

Lilianny Medeiros (CE) 

Médica com residência em Pediatra e Neonatologia, Coordenadora da UTI Neonatal do Hospital São Lucas, Juazeiro do Norte. Professora de Pediatria e Genética Médica da Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro
do Norte. Preceptora do Internato de Neonatologia.
Pós-Graduação em Docência do Ensino Superior. Formação no Método Padovan de Reorganização Neurofuncional

TEMA: Método Padovan na UTI Neonatal e no tratamento das crianças com Microcefalia
 

Mobirise

Miriam Teles (Ba) 

Pedagoga, pós graduação em pedagogia Waldorf, Fundadora e diretora da Escola Acalento.
Formanda em constelação familiar, estudante de aconselhamento biográfico.

TEMA: Tema: A Biografia Humana.

Mobirise

Silvandro Santana (Ba) 

Médico, formado pela UFBA, Cirurgião Pediátrico, Homeopata Infantil, Médico Antroposófico, Coordenador do primeiro curso de Medicina Antroposófica em Salvador.

TEMA: Medicina Antroposófica
(Introdução a Antroposofia) 

Mobirise

Viviane Gurfinkel (SP) 

Fonoaudióloga formada pela PUC - SP em 1983.
Trabalha com Beatriz Padovan desde 1984. Especialista
e Professora no Método Padovan de Reorganização Neurofuncional.
Especialista em Motricidade Orofacial. Especialista
em Fisiologia aplicada à Fonoaudiologia. Mestra
em Terapia Intensiva. Doutora em Terapia Intensiva.

TEMA: Bases da Reorganização Neurofuncional
- Método Padovan 

PROGRAMAÇÃO

'FONO EM CURSO - SEGUNDA EDIÇÃO:
O SER HUMANO EM DESTAQUE'

 ACONTECE ENTRE OS DIAS 21 E 22 DE OUTUBRO
NAS CIDADES DE SALVADOR E VITÓRIA DA CONQUISTA.

SALVADOR


- DIA 21 DE OUTUBRO - 


MANHÃ: 

7h30 às 7h50 - Credenciamento

7h50 às 8h - Boas Vindas - Fga. Heive Rocha Lemos CITRATE (Salvador – BA)

8h15 às 9h30 - Mesa – Antroposofia: Silvandro Santana (BA) – Medicina Antroposófica, Miriam Teles (BA) – A Biografia Humana (desenvolvimento dos setênios), Cristina Del Rey (BA) – Pedagogia Waldorf

9h30 às 10h45 - Mesa - Método Padovan de Reorganização Neurofuncional e a Neuroplasticidade: Viviane Gurfinkel (SP) – Bases da Reorganização Neurofuncional, Fátima Muxfeldt (RJ) – Método Padovan no tratamento das disfagias, Lilianny Pereira (CE) – Método Padovan na UTI Neonatal e no tratamento das crianças com Microcefalia

10h45 às 11h – Coffee Break

11h15 às 12h30 - Mesa – PICS: Ana Emília Andrade (BA), Diana Brasil (BA) – Ambulatório Magalhães Neto UFBA

12h45 às 13h - Considerações finais pela manhã  




TARDE: 

13h às 14h – Almoço

14h às 15h30 - Euritmia / Euritmia Terapêutica - Inês Carvalho (MG)

15h30 às 15h45 – Coffee Break

16h às 17h - Mesas - Considerações finais, práticas e interações.

16h às 17:15h - WorkShop - Nutrição e os benefícios da Auriculoterapia - Com a Nutricionista Noiala Rocha (Salvador BA) 

17h15 às 17h30 - Encerramento com a Euritmia – Inês Carvalho (MG)

17h40 às 18h - Agradecimentos e Sorteios – Espaço Musical (BA)

VITÓRIA DA CONQUISTA


- DIA 22 DE OUTUBRO -



MANHÃ:

08h30 às 9h – Credenciamento

9h às 9h10 - Boas Vindas - Fga. Heive Rocha Lemos CITRATE (Salvador – BA)

9h10 às 10h30 - Introdução à Antroposofia (Medicina Antroposófica) - Dr. Silvandro
Santana (Salvador - Ba)

10h30 às 10h45 - Coffee Break

10h45 às 12h15 - Método Padovan de Reorganização Neurofuncional – Fga. Fátima
Regina Muxfeldt (Rio de Janeiro – RJ)


12:15h às 13:30h – Almoço




TARDE:


13h30 às 14h30 - Método Padovan na UTI Neonatal – Dra. Lilianny Pereira (Juazeiro do Norte – CE)

14h30 às 15h30 - Pedagogia Waldorf - Uma abordagem educativa fundamentada na Antroposofia – Educadora Waldorf: Cristina Del Rey (Salvador - Ba)

14:30h às 16h – Workshop: Nutrição e os benefícios da Auriculoterapia – Com a Nutricionista Noiala Rocha (Salvador BA) (Coffee Break oferecido para os inscritos neste evento logo após).

15h30 às 15h45 – Coffee Break

15h45 às 16h45 – PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – Dra.
Ana Emília Andrade - (Salvador BA)

16h45 - Encerramento - Sorteios e Música! 

WORKSHOP NUTRIÇÃO

Nutrição e os Benefícios da Auriculoterapia

Mobirise

NOIALA ROCHA

PALESTRANTE

Nutricionista, Gerente de Unidade em Alimentação e Nutrição.
Especialista em Auriculoterapia no emagrecimento.

SOBRE AURICULOTERAPIA 

A auriculoterapia é uma terapia que consiste na estimulação com agulhas, sementes de mostarda, objetos metálicos ou magnéticos em pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo. Além disso,
a auriculoterapia ajuda a diagnosticar e a prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.

A auriculoterapia também pode ser usada para emagrecer, pois certos pontos específicos da orelha responsáveis pelo intestino, estômago, retenção de líquidos, ansiedade, estresse, sono ou vontade de comer, por exemplo, são estimulados de forma que o organismo atue na perda de peso.

CONTATO

Para dúvidas ou mais informações, fale conosco.

TELEFONES:

(71)99212-3225
(71) 9283-5317 - Whatsapp

EMAIL:

fonoemcurso@gmail.com

Mobirise










Mobirise